Spectreman (no Japão: スペクトルマン ou Supekutoruman; no Brasil: Spectreman) é uma série de TV de ficção-científica do gênero tokusatsu. Foi exibido originalmente pela TV Fuji entre 2 de janeiro de 1971 e 25 de março de 1972. Criado por Souji Ushio (pseudônimo de Tomio Sagisu), presidente da extinta produtora japonesa P-Productions, Spectreman teve 63 episódios. No Brasil, a série foi exibida em 1981 á 1982 pela Rede Record e 1983 até 1990 na TVS (atual SBT).
O seriado contava a luta do androide Spectreman contra o genial cientista Gori e seu divertido auxiliar, Karas — ambos simioides (homens-macaco). Além da tradicional guerra do bem contra o mal, as aventuras de Spectreman faziam com que o telespectador refletisse sobre os problemas causados pela poluição. O tema esteve presente em praticamente todos os episódios — os monstros criados pelo Dr. Gori usavam o lixo como matéria-prima.
Audiência
Spectreman teve grande êxito de audiência no Japão. A série provocou, em 1971, o segundo “kaijyu boom” (explosão de popularidade entre seriados de monstros e afins)[2], além de ter superado a audiência do famoso anime de baseball Kyojin no Hoshi.No Brasil, a primeira exibição de Spectreman foi feita pela TV Record em 13 de janeiro de 1981 á 15 de dezembro de 1981, á noite no horário das 18:45 até 19:45 eram exibidos 2 episódios todas as terças - feiras. Porém, não fez muito sucesso. Em 1982 série era apresentada alternando com Ultraseven na mesma emissora as tardes. Spectreman conquistou melhores resultados quando se mudou para a TVS (atual SBT) em 1983. O início ainda foi fraco, pois era exibido em meio à reprise de Ultraman e Ultraman Jack[3]. Em 1986, o seriado japonês conquistou a audiência dos telespectadores quando foi exibido nas manhãs dentro do programa Bozo.[4] Spectreman seria exibido ainda no Tv Poww! e no Show Maravilha entre 18/10/1988 á 28/04/1990. A última exibição ocorreu em 1990 no período de 13/08 á 01/12 as 10:00 no programa Bozo nesta ultima exibição os episódios foram exibidos sem comerciais e somente 56 episódios foram exibidos, não foram exibidos as duas partes dos episódios " Fúria Cega " e " A Maldição da Feiticeira " e por fim foi superado em audiência pelos novos tokusatsus da Toei, Jaspion e Changeman, na Rede Manchete.
As melhores batalhas entre o nosso herói e eos monstros do Dr. Gory seu arco inimigo.
Batalhas estas que ficaram marcado em nossa memória.
Forma física
Spectreman era capaz de assumir duas aparências físicas distintas:- Forma humana - idêntico a um terráqueo, era um disfarce para ter condições de transitar livremente entre a população e realizar investigações solicitadas pelos Dominantes. O seu nome era Kenji. Nesse estado físico, ele não tinha acesso à enorme força e às armas especiais que possuía quando estava em seu estado natural de robô. A forma humana era usada também para recarregar as energias perdidas em combate.
- Forma robótica - era o estado físico natural do androide, usado para combate. O tronco era constituído de uma espécie de couraça escura, e os braços, as pernas e a cabeça de um material metálico dourado. Nessa forma, Spectreman tinha acesso a todas as suas funcionalidades alienígenas.
Armas
Spectreman era um robô fortemente armado com raios e outros artefatos de ataque e defesa. Ele era capaz de assumir dois tamanhos: o pequeno, com dimensões próximas a de um ser humano, e o gigante, ficando maior do que a maioria dos prédios da cidade de Tóquio. Ele também podia voar naturalmente, sem precisar de outro equipamento para isso. Entre as armas, destacavam-se:- Spectre-Flash - a sua arma mais potente. Consistia em um raio disparado de suas mãos ou pulso (dependendo da postura com que ele a acionava). Era utilizado para destruir o inimigo em definitivo. O feixe de energia gerava uma luminosidade tão forte que foi notada por um apresentador de TV, que disse, ao vivo: "O ser lançou um espectro em direção ao monstro. Humm, Spectreman, é isso, esse será o nome dele."
- Spectre-Flash Double - é uma disparo duplo do Spectre-Flash ,mas este recurso só foi usado no último episódio (63).
- Shuriken - espécie de estrela ninja, eram discos de metal altamente cortantes. Eles ficavam guardados no cinto, prontos para serem disparados contra o inimigo. Às vezes podem aumentar de tamanho quando arremessadas.
- Spectre-Blades - afiadas lâminas retráteis, localizadas no antebraço que são capazes de cortar qualquer monstro. Podem ser utilizadas como arma de defesa para rebater raios e outros objetos atirados contra Spectreman, e como arma de ataque através de golpes e poderes especiais explicados detalhadamente no tópico seguinte.
- Spectre-Sword & Shield - espada e escudo enviados por Nebula 71 quando solicitado (utilizados apenas no episódio 22).
- Spectre-Gun - espécie de super-revólver, também enviados por Nebula 71 quando solicitado (utilizado apenas no episódio 26).
- Spectre-Freezer - Ao ser disparado congela um monstro em questão de segundos.A primeira vez em que ele foi disparado ou usado foi no episodio 27 e saia em forma de jato de gelo do alto de sua crista e depois no episodio 52 ele foi disparado diferente em forma de raio circular ( como um anel de gelo ).
- Spectro-Luzes ou Spectro-Visão - acionada quando seus olhos brilham, serve para enxergar através de corpos fechados ou vê-los quando estão invisíveis. Utilizou-a nos episódios 17 e 20.
- Spectre-Smoke - é uma espécie de cortina de fumaça que sai entre as suas mãos é usado para deixar os monstros confusos e sem ação,só foi usado uma vez no episódio 16.
- Spectre-Shock - poderoso choque elétrico emitido quando juntadas as palmas de suas mãos, serve para atordoar os monstros a fim de se livrar deles quando os mesmos o imobilizam durante o combate corpo a corpo. Utilizado apenas uma vez também no episódio 16.
- Spectre-Glue - substância vedante disparada de seus dedos que serve para lacrar objetos principalmente aberturas como portas, janelas, etc. Utilizou-a apenas no episódio 06.
- Spectre-Paru-Cross - utilizada no episódio 45, era uma imensa cruz de madeira construída pelo já agonizante patrulheiro galáctico Halux para que Spectreman destruísse o vampiro espacial Vurdalak, pois segundo o próprio Halux, esta era a única maneira de derrotar o vampiro.
- Spectre-Self-Healing - Spectreman pode se auto-reparar quando sofre algum ferimento ou dano em seu corpo metálico. Para realizar sua regeneração coloca suas mãos na altura de seu tórax e se deita em alguma superfície plana e o processo de cura só estará concluído quando a luz verde em sua testa começa a piscar. Este recurso usou apenas no episódio 04 quando teve suas costas fincadas por um garfo de feno dentro de um celeiro.
- Spectre- Fire Extinguisher - é um poderoso jato de água que sai de uma de suas mãos quando acionado é semelhante á um extintor de incêndio, este recurso só foi utilizado no episódio 53.
- Spectre-Combined-Flash - Combinação dos raios X e R do Spectre-Flash utilizado para curar seres humanos infectados com substâncias altamente poluentes e mortais. Aplicado segundo orientação direta dos Dominantes, também foi usado uma só vez no episódio 06.
- Spectre-Flying-Crash - potente golpe aplicado quando está em voo em que se atira pra cima do monstro atravessando-o de fora a fora e desintegrando-o de uma só vez. Assim como outros poderes também foi utilizado apenas em uma única oportunidade no episódio 02.
- Spectre-Sonar – aumenta a frequência de sua audição, permitindo escutar quaisquer ruídos mesmo à grandes distâncias ou até mesmo debaixo da terra. Foi utilizado nos episódios 16,28,29 e 43 neste episodio ele consegue detectar o ruído de uma bomba- relógio sem ter se transformado.
- Spectre-Atomic-Crash – outro golpe peculiar que consiste levantar voo levando consigo o monstro muito bem seguro e depois atira-lo com tamanha potência ao solo que este acaba explodindo com o impacto. Utilizado apenas no episódio 08.
- Energy Timer – é um medidor analógico em formato de relógio de pulso utilizado quando está em sua forma humana (Kenji), com o qual Spectreman pode verificar seus níveis de energia para fins de se transformar novamente em sua forma robótica. Utilizado no episódio 47.
- Spectre-Flying-Kick - para fazê-lo, o nosso herói dá um salto para frente do adversário e com os dois pés o acerta ,esse golpe foi utilizado nos episódios 24 e 36.
- Spectre-Stroke-Scissors - para fazê-lo, o nosso herói dá um salto para a frente do seu adversário e com as pernas ele prende o pescoço do seu oponente e e com o corpo ele o derruba, é um golpe muito usado em lutas-livre e tele-catch ,foi utilizado com o monstro Saladin (57) e á Bruxa Lisa (58) e no episódio 60 ele não precisou saltar deu o golpe no chão derrubando o monstro.
- Spectre-Spin-Whril – ao segurar o monstro em alguma parte do corpo dele (pata ou cauda), Spectreman pode girá-lo no ar com força suficiente afim de arremessa-lo para bem longe. Fez isso no episódio 07 com a barata gigante Mega-Ortópteros e no episódio 38 com o temível lagarto Esteguron chegando a arrancar a cauda deste.
- Spectre-High-Voltage - quando Spectreman está enfraquecido geralmente caído ao chão devido a grande perda de energia após uma desgastante batalha, os Dominantes podem sobrecarregar seus circuitos a fim de eletrocutar qualquer monstro que esteja ao seu redor. Utilizado uma só vez no episódio 14.
- Spectre-Faster-Cutter – utilizando suas afiadas lâminas, pode cortar em pedaços os monstros em questão de segundos com movimentos ultra velozes. Fez isso nos episódios 33 e 62.
- Spectre-Brightness -Solar- é um poderoso brilho ou uma luz incandescente usando o poder do sol para cegar o seu oponente ,foi usado somente no episódio 27.
- Spectre-Power-Kick - é um chute poderoso capaz de arremessar os monstros para bem longe,foi usado no episódio 37 e no episódio 50 o Dr.Gori fez uma copia exata do nosso herói e ele usa esse golpe em uma falsa luta contra o monstro Drago chutando para bem longe.
- Spectre-Jump-Reverse - é um poderoso salto que ele dá para trás subindo ao topo de uma montanha ganhando tempo para contra-ataca seu oponente,foi usado nos episódios 26,30,36,38,41,43,58 e 62.
- Spectre-Space-Flight – Spectreman também tem a capacidade de voar no espaço sideral com velocidades espantosas (fato este confirmado pelo tenebroso cérebro alienígena Zunon no episódio 22: ‘capaz de cruzar o espaço mais rápido do que qualquer espaçonave’). Utilizou este voo espacial nos episódios 6 (ao voltar à Terra após a luta contra os simiodes no 7º planeta da constelação de Pégasus), 22 (em perseguição à nave do Dr. Gori tomada por Zunon), 36 e 56 (pra retornar à Terra após passar por reparos na Nave Nebula).
- Spectre-Air-Stopping – por alguns segundos Spectreman consegue parar no ar durante o combate junto com seu oponente quando ambos saltam um contra o outro para assim continuar a luta. Utilizado no episódio 36.
- Spectre-Power-Punch - é um poderoso soco que ele dá em seu oponente fazendo ficar desorientado as vezes rodopiando em si mesmo ou manda-lo para longe durante o combate ,usado nos episódios 9,18,47 e 51.
- Spectre-Power-Air-Punch - é um poderoso soco que ele dá em seu oponente fazendo subir para o alto e cair no chão ficando desorientado ao recebe-lo,usado somente no episódio 36.
- Spectre-Power-Hurl - para faze-lo o nosso herói pega o monstro e levanta-o para o alto e arremessa-o para longe tanto para o chão ou para o ceú ganhando tempo para contra atacar o seu adversário ,foi usado nos episódios 4,8 ( neste episodio o golpe não funciona o monstro cai em pé e contra -ataca ),20 ( neste episodio o golpe não funciona,pois o monstro cai em pé novamente),24,29 ( e neste episódio tambem não funcionou o monstro cai já contra ataca o nosso herói ),30,38,39 e 47.
- Spectre-Power-Twirl - é um golpe em que ele pega o seu oponente pela mão e gira o junto com ele depois o solta caindo no chão fazendo o seu adversário ficar confuso dando tempo ao nosso herói fazer um contra ataque,foi usado no episódio 46 contra o monstro Gamon.
- Spectre-Paralyse - esse golpe paralisa o monstro atraves de uma grande concentração de energia positiva,só foi usado pelo o nosso herói uma vez junto com o menino vidente Joji atraves de força mental de ambos no episódio 60.
- Spectre-Flying-Spin – quando está combatendo em voo, Spectreman dá voltas ao redor do monstro a fim de deixá-lo tonto e desnorteado. Utilizou nos episódios 01 (contra Hydrax) e 11 (contra Dustman).
- Spectre-Titanic-Tread – poderosa pisoteada que serve para atacar e atordoar monstros que se movem no subsolo fazendo com que estes subam à superfície. Utilizou no episódio 16.
- Spectre-Shuriken-Tumble – arremessa suas estrelas cortantes contra o inimigo dando uma cambalhota no ar, aniquilando-o de uma só vez. Utilizou no episódio 61.
- Energy Charger – Spectreman pode recarregar suas energias na sua identidade humana do agente Kenji através deste aparelho carregador escondido no quarto do seu apartamento que aparece em duas formas na série: no episódio 14 está acoplado sobre um piano que é acionado ao tocar em suas teclas e no episódio 20 está dentro de um guarda-roupas. Em ambos os casos quando Kenji recorre ao aparelho ele sobe as escadarias até o seu apartamento manquitolando com muita dificuldade devido ao desgaste energético.
- Spectre-Flying-Interceptor – ao ser perseguido nos céus por um monstro que voa a mesma velocidade, Spectreman pode parar no ar com seus braços e pernas abertos formando uma espécie de X a fim de interceptar o monstro ou oponente que está logo atrás no seu encalço. Utilizou no episódio 08.
- Spectre-Repair-Chamber - se trata de um dispositivo localizado na nave de Nebula que consiste numa espécie de leito com uma redoma de vidro por cima que serve como tampa onde os Dominantes realizam a manutenção de Spectreman quando necessário. Foi utilizada nos episódios 36 (para ser reconstruído após ter sido desintegrado pela lava do vulcão junto com o monstro Celemetério) e 56 (quando teve seus circuitos danificados por uma solução ácida produzida pelos Irmãos Assassinos).
- Spectre-Defense - é um golpe de defesa, o monstro o lançar um raio em direção á ele ,nosso herói cruzar os braços pra rebate-los sem usar as suas Spectre-Blades ,foi usado somente uma vez no episodio 08.
- Spectre-Drill – ao juntar seus braços esticados com suas Spectre-Blades acionadas e girar em alta velocidade em torno de si, Spectreman produz uma poderosa broca que é capaz de perfurar qualquer superfície por mais sólida e resistente que ela seja. Utilizou-a nos episódios 06, 08, 22 (para se mover no subsolo) e 11 (para perfurar o monstro Dustman).
- Spectre-Shoting-Blades – nosso herói pode disparar contra o inimigo suas Spectre-Blades ao cruzar seus braços em forma de um X após concentrar toda sua energia positiva. Fez isso para aniquilar de vez o Tiranossaurus Rex no episódio 60.
- Spectre-Samplers – são recipientes prateados em que Spectreman armazena quaisquer tipos de amostras para serem enviadas aos Dominantes. Utilizou-os no episódio 05.
- Spectre-Lubricant-Injetor – se trata de uma espécie de tubo prateado semelhante a uma seringa com o qual Kenji colocou óleo lubrificante em seu braço afim de se livrar do veneno da mordida do monstro Saladim. Utilizou-o no ep. 58, após a primeira batalha entre Spectreman (Kenji) e a criatura ocorrida no final do ep. 57.
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